Grupo Crescer

O Projeto consiste na elaboração de um vídeo arte com objetivo de conscientização social, com base em pesquisas e em ações práticas sustentáveis.

Problemática
Falta de uma cultura social, que promova a uma vida sustentável.
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é um ato de consciência dentro de casa em prol do coletivo e das gerações futuras. A  torneira que deixamos aberta em quanto escavamos os dentes, essa água vai faltar, talvez não para nós, mas nas gerações futuras.
O desperdício de alimento em nossas casas, falta no prato de alguém; a roupa que mal usamos, ou sobra em nosso guarda roupa, foram utilizados recursos naturais do planeta para ser confeccionada, se para isso não foi utilizado matéria prima diretamente, indiretamente o foi. Uma fábrica tem custo operacional, e todo recurso sai do planeta, até mesmo o papel em que é são impresso as cédulas de dinheiro.
Nossa vida está interligada ao planeta, às pessoas, árvores, animais. Nós seres individualistas, dependemos de outras vidas para viver mais do que imaginamos. Nossa sociedade tão “capaz”, com gestores e administradores de renome, ainda não aprendeu administrar os recursos do planeta de forma sustentável, porque como sociedade não aprendemos administrar nossa vida com ênfase na sustentabilidade, sustentabilidade não é um tema que tem prioridade em nossas vidas, verdadeiramente falando.
Grandes empresas para fins estatísticos e status implantam alguma coisa que dizem ter a ver com sustentabilidade, e estar ecologicamente correto é algo que está moda, então implantam sistemas de captação de energia solar por exemplo, mas na maioria das vezes é algo para inglês ver, por ser um sistema caro quando implantado que não tem uma estrutura capaz de substituir as fontes de energia convencionais nem mesmo por um dia. Serve para simplesmente constar em relatórios e na publicidade da empresa ou das  Universidades, ou para promoção pessoal. Existem sim pessoas que fazem sua parte, grupos organizados, mas ainda isolados que as vezes perdem o apoio que poderiam ter da sociedade por exageros e fanatismos ecológicos.
Propomos um diálogo sobre sustentabilidade não diretamente relacionado a preservação ecológica, o que é muito importante, mas a sustentabilidade que se refere a uma forma simples de administrar nossa própria vida, de forma a respeitar o meio que vivemos.
Como por exemplo,  não jogar lixo pela janela do carro, vejo isso acontecer na SP Raposo Tavares todo dia.
Separar o lixo orgânico do lixo seco isso é básico, em algumas cidades nos estados do Sul isso é feito a muito tempo. Onde não tem coleta seletiva pode-se fazer da mesma forma pois isso  vai ajudar quem separa o lixo, respeitando esses profissionais.
Porém,  para sustentabilidade acontecer temos que começar com respeito, pelas pessoas, animais, árvores, respeito pelo agonizante Rio Tietê. É frequente pessoas pararem os carros e jogarem sacolas de lixos nos afluentes do Tietê e essa é uma atitude de desrespeito total para com a vida.
Ter como objetivo aprender respeitar é uma boa forma de caminhar rumo a uma vida sustentável.
Responsabilidade é outra forma de fazer a sustentabilidade acontecer verdadeiramente. Vamos responder por nossos atos, e estarmos conscientes disso nos fará agir com responsabilidade sobre eles.
O que fizermos influenciará o coletivo. Eu não sei dizer se a garrafa que você joga pelo carro influencia a vida no Japão, mas eu sei dizer que essa garrafa vai obstruir o escoamento de fluvial precário na cidade de São Paulo, e pode ser que alguém perca o carro numa dessas enchentes e sim grande parte da responsabilidade é sua, por ter jogado a droga da garrafa na via pública.
Entendemos que uma sociedade sustentável, começa com uma sociedade responsável, e isso começa em casa, quando ainda somos adolescentes, e por toda nossa vida como “adultos”.
A ideia de sustentabilidade pode-se aplicar a um único empreendimento, uma pequena comunidade, uma eco-vila e até mesmo a forma que como nos relacionamos com o planeta.
Podemos ainda definir sustentabilidade como ações e atividades humanas que supram as necessidades dos seres humanos, sem comprometer a vida das futuras gerações. O desenvolvimento econômico deve acontecer sem agredir o meio ambiente e os recursos naturais devem ser utilizados de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Para um empreendimento ser considerado sustentável, é preciso que seja:
  • Socialmente justo
  • Ecologicamente correto
  • Economicamente viável
  • Culturalmente diverso
Ações relacionadas à sustentabilidade
Incentivo  à produção e consumo de alimentos orgânicos:  estes não agridem a natureza e são benéficos à saúde.
Racionalizar a exploração dos recursos minerais.
Uso de fontes de energia renováveis, eólica, geotérmica e hidráulica para diminuir o consumo de combustíveis fósseis, isso preservará as reservas minerais e não poluirá.
Reciclar as ideias renovar os conceitos.
Usar o necessário.
Benefícios
Seus netos terão um planeta razoável para viver.
Recursos do Planeta
São recursos do planeta tudo que dele extraímos, toda a vida principalmente a vida humana.
Atitudes sustentáveis dentro de casa
Apague a lâmpada quando não tiver ninguém no ambiente.
Não desperdiçe  água. Pode acontecer desperdício de água ao escovar os dentes ou quando prolongamos o banho. Ao barbear-se economize, não deixe a água escorrendo.

O chuveiro tem uma regulagem inverno verão use dispositivo, quando for verão tome banho morno, não escaldante.
Evite o desperdício de alimentos.
Conserte vazamentos. Vazamento na parte hidráulica prejudica o bolso e o meio ambiente.